terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os desafios que estão implícitos em fazer parte do Time Sife Santa Cruz

Tudo começou em março de 2009. O Professor Hugo convidou eu e mais uma aluna, Priscila Saito, para criar um projeto para o Sife Brasil. Até então nunca tínhamos ouvido falar disso. Enfim, mesmo sem compreender direito do que se tratava resolvemos aceitar o desafio. E era um belo desafio: criar um projeto, sustentável, que compreendesse os sete critérios Sife, dentre eles empreendedorismo, sustentabilidade, economia de mercado, liderança, e etc. Ah, sim, primeiro preciso dizer o mais importante: o que é Sife?

O Sife é uma organização sem fins lucrativos, que uma vez por ano, nos Campeonatos Sife Brasil em São Paulo, classifica os melhores projetos nacionais, levando o primeiro lugar para o Premio Mundial do Sife, que ano passado foi no Amsterdã. O Sife acredita que o mundo pode ser mudado através do conhecimento e dos negócios, e incentiva os projetos neste sentido. O objetivo do Sife é ligar diretamente os alunos com perfil de liderança aos grandes líderes de grandes empresas, além de fazer com que todo o conhecimento adquirido teoricamente seja colocado em prática. No último campeonato, por exemplo, estivemos na frente de presidentes das empresas KPMG Auditores Independentes, HSBC, Cargill, Wal-Mart Brasil e Kraft Foods. No Campeonato 2009, onde estávamos mesmo para saber como funcionava, surpreendentemente ganhamos o Prêmio Espírito Sife para a Santa Cruz, o que nos estimulou a continuar o time, e cada vez mais fazer por merecer aquele prêmio.

O que se ganha participando do Time Sife Santa Cruz? Além de toda esta carga de experiência que adquirimos neste ano, existe a interação com alunos de outros cursos (hoje o Sife é formado basicamente por estudantes de Economia e Administração, mas existe espaço de trabalho para todas as áreas da faculdade), o desafio de estarmos sendo julgados por grandes nomes do mundo dos negócios, e ainda o aprendizado que levamos vendo os projetos dos outros times. Desenvolvemos capacidades de empreendedorismo, liderança, trabalho em equipe, falar em público, participação em eventos, além de ajudar a melhorar a comunidade local. E ainda, quem faz parte do Time Sife Santa Cruz, tem suas atividades complementares validadas, além de ganhar um grande adicional no seu currículo. Tudo isso com o apoio da faculdade e auxilio dos professores conselheiros quando preciso.

No ano de 2010, eu, Priscila Saito, e Irene Starepravo iremos nos formar, e com isso, não poderemos mais participar do Time Sife, e por isso, estou aqui divulgando que precisamos de mais alunos no time, interessados em crescer individualmente e em grupo. Qualquer área da faculdade é aceita, e quanto mais diversificado ficar, melhor. Venha participar despretensiosamente, apenas para conhecer o time, e quem sabe se gostar, se tornar um de nós.

Walcir Soares da Silva Junior

Presidente Time Sife Santa Cruz

Aluno do 8º Período de Ciências Econômicas



sife@santacruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário